sábado, 6 de dezembro de 2008

QUAIS OS DANOS FÍSICOS QUE A HANSENÍASE PODE CAUSAR?

Se a doença não for tratada no início, podem aparecer mais manchas ou se tornarem mais dormentes. O nariz entope, surgem formigamentos nas mãoes e pés, rosto e orelhas. Devido à dormência, a pessoa pode se ferir nas mãos e nos pés e não perceber. Pode ser necessária atenção especialpara problemas oculares.

OS AGRAVOS FÍSICOS PODEM SER EVITADOS?

Sim. Como o tratamento precoce e adequado, com orientação ao portador de hanseníase e por meio de técnicas simples de preveção de incapacidade, os agravos físicos podem ser evitados e até curados.

ONDE É FEITO O TRATAMENTO?

Nos postos e centros de saúde, que devem estar preparados para atender as pessoas que contrairam hanseníase. A consulta, todo o tratamento, inclusive os medicamentos, são gratuitos.

HÁ NECESSIDADE DE SEPARAR O PORTADOR DE SEUS FAMILIARES E AMBIENTE DE TRABALHO?

Não. A pessoa que está fazendo tratamento de hanseníase pode e deve ficar junto de sua família, no trabalho, na escola, sem sofrer separação ou rejeição. Todo portador de hanseníase, mesmo os que têm formas contagiantes, deixam de trasmitis as pessoas assim que iniciam o tratamento. Por isso, o tratamento é feito em ambulatório e o portador deve continuar a realizar suas atividades.

QUAIS OS DIREITOS DO PACIENTE?

Os pacientes de hanseníase têm todos os direitos assegurados como qualquer cidadão, além dos que lhe são garantidos pelas portarias ministeriais. Relativo aos deveres, os pacientes também devem ser alertados quanto a sua parcela de responsabilidadeno tratamento. Pois, sem isso, não haverá controle de infecção, nem cura da doença, nem eliminação no país.

Nenhum comentário: